Apresentamos uma proposta inovadora de branding para a nova marca Santo Tirso, visando revitalizar a imagem do município e destacar suas características únicas. Foi criada uma narrativa que destaca Santo Tirso como um hub de oportunidades. Esta proposta de branding visa posicionar Santo Tirso como um município dinâmico, que honra seu passado têxtil enquanto abraça um futuro inovador e sustentável. A nova identidade será uma ferramenta poderosa para atrair investimentos, turistas e novos moradores, impulsionando o desenvolvimento económico e social da região.
O jesuíta de Santo Tirso é o famoso doce típico da cidade, considerado o ex-líbris da doçaria local e um dos pastéis mais icónicos de Portugal inteiro!
Trata-se de um pastel triangular feito de massa folhada crocante, recheado com doce de ovos (gemada) e coberto com um glacê branco brilhante de açúcar (merengue cozido no forno). É estaladiço por fora, cremoso por dentro e muito doce – uma delícia que se encontra em pastelarias por todo o país, mas os autênticos e originais são os de Santo Tirso.
O leão sustenta um báculo dourado, evocando o poder abacial e a autoridade monástica que marcaram a história local
“Aqui… se fundou o Mostevro de Santo Thyrso nas ribeyras do dito rio (que por isso se chama S. Thirso de Riba d´Ave) e tão perto delle,…” - Santo Thyrso de Riba d´Ave de Alberto Pimentel
O ecossistema da marca (ou sistema de identidade visual) é o conjunto completo de elementos gráficos que representam uma marca de forma coesa e consistente. Vai muito além do logotipo principal: inclui cores, tipografias, padrões, ilustrações e, especialmente, um sistema de ícones que ajuda a organizar e comunicar diferentes áreas ou serviços da entidade.